quarta-feira, 13 de maio de 2009

Jornada Cacildeana


De junho a setembro de 2009, São Carlos presta homenagem a um grande símbolo do cenário teatral brasileiro: Cacilda Becker. Isso se dará através da “Jornada Cacildeana”, evento que compreende atividades formativas e cênicas, a ocorrerem em diversos pontos culturais da cidade.

Cacilda Becker nasceu em Pirassununga em 1921, e morreu a 14 de junho de 1969, ou seja, há exatos quarenta anos, após vários dias de internação em decorrência de um aneurisma cerebral ocorrido nos bastidores do teatro que leva seu nome em São Paulo. Iniciou sua carreira no Teatro do Estudante do Brasil. Poucos anos depois, ingressou no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), onde passou a atuar como profissional junto a grandes figuras dos nossos palcos. Nessa época, participa de montagens antológicas, como “Entre quatro paredes” de Sartre e “Pega fogo” de Jules Renard. Ao lado de Ziembinsky e Walmor Chagas, forma sua própria companhia no ano de 1958. No cinema, atuou em “A luz dos meus olhos” (1947) e “Floradas na Serra” (1954). É considerada a grande dama do teatro brasileiro, tanto por suas atuações como por sua luta política em favor do reconhecimento e valorização dos amadores e profissionais dos palcos. Também foi uma das mais combativas figuras contra as arbitrariedades do regime militar.

São Carlos fez parte da carreira da atriz em vários momentos. O mais marcante ocorreu quando trouxe para cá a peça “Esperando Godot” de Beckett, na solenidade de abertura do I Festival Nacional de Teatro Amador de São Carlos, a 23 de abril de 1969, ensejo em que o Teatro Municipal recebeu o nome de Dr. Alderico Vieira Perdigão.

A programação da “Jornada Cacildeana” conta com filmes, mesas de debate e encenações teatrais. A primeira atração é o drama “Floradas na serra” (1954), o melhor registro fílmico da atriz, que será exibido no Cineclube CDCC, em seis de junho, sábado, às 20h.

A idealização e programação da “Jornada Cacildeana” é uma das atividades do Coletivo Teatral de São Carlos e do Instituto Cultural de Artes Cênicas do Estado de São Paulo (ICACESP), em parceria com o CDCC/USP, SESC, Oficina Cultural “Sérgio Buarque de Holanda” e UFSCar. Os organizadores desejam estabelecer outras parceiras ao longo desses quatro meses. Fica assim registrada a lembrança da grande batalhadora que foi Cacilda Becker e o desejo de que outros lhe emulem o talento e a coragem para lutar em prol do teatro brasileiro.

Nenhum comentário: