quarta-feira, 24 de junho de 2009

Cacilda Becker - Profissão: Atriz


Dando continuidade à Jornada Cacildeana, o CDCC promove, neste sábado (27), às 20h, a palestra “Cacilda Becker – Profissão: Atriz”, ministrada por Israel Foguel.

Muitas pessoas que têm acompanhado o teatro brasileiro, como simples espectadores, experimentam hoje uma sensação de grave perda pessoal muito pouco comum quando se trata do desaparecimento de um ser humano que não chegamos a conhecer de perto.

São raros os indivíduos que, a exemplo de Cacilda Becker, conseguem, através do simples exercício de suas atividades profissionais, infiltrar-se na íntima afetividade dos consumidores do seu trabalho.

A história de Cacilda Becker é muito mais bonita e muito mais heróica do que a sua lenda. Tem a consistência da vida, que sempre suplantará em beleza e em fantasia, quando olhada de frente e apresentada com suas verdadeiras cores.

A palestra será apresentada por Israel Foguel, teatrólogo, professor, pedagogo e jornalista da cidade de Piraçununga. Está, desde 1993, na direção do Teatro Municipal Cacilda Becker, na mesma cidade. Dentre as iniciativas culturais que coordena em Piraçununga, destacam-se: Fase Municipal do Mapa Cultural Paulista; Semana Cultural Cacilda Becker; Festival Nacional de Teatro Cacilda Becker, e o projeto “Conheça o nosso teatro”. Foguel também dá suporte a grupos teatrais de sua cidade, além de produzir documentários de curta-metragem, como “Cacilda Becker – Profissão: Atriz”, e publicar regularmente artigos sobre teatro em jornais de sua cidade.

O CDCC fica na Rua Nove de Julho, 1227, Centro. Mais informações: 3373-9772 ou cdcc@cdcc.usp.br.

A Jornada Cacildeana é uma realização do Coletivo Teatral de São Carlos e do Icacesp, tendo o apoio cultural do CDCC/USP, Vídeo 21, SESC, CEC/UFSCar e Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda.

Nenhum comentário: