sábado, 18 de abril de 2009

MARCO MADEIRA - A carta de Berto, 1933

No próximo 23 de abril, data em que se lembram os quarenta anos da reinauguração do Teatro Municipal de São Carlos e a coincidência da morte, em 1616, de Miguel de Cervantes e William Shakespeare, o ator são-carlense Marco Madeira apresenta o monólogo “A Carta de Berto, 1933", às 11h e às 17h, como parte da programação da Semana do Livro Infantil na Biblioteca Comunitária da UFSCar.

O espetáculo é uma adaptação do último capítulo do romance "A Traição de Rita Hayworth", do escritor argentino Manuel Puig. Trata-se de um fragmento da vida de Berto, personagem que se encontra em meio a uma crise econômica na Argentina dos anos 1930, e escreve ao único irmão à procura de apoio e conforto. Sua carta expressa as desilusões e esperanças de um ser humano dividido entre o peso de sua posição social e o desejo de renovação.

Marco Madeira atuou em grupos da cidade de 1988 a 1993, com participação esporádica em espetáculos diversos de 1993 até hoje. Além de ator, Madeira também tem experiência na dramaturgia e na direção teatral. Dentre os principais trabalhos nos quais participou estão: “Lobbo, Isadora” de sua autoria, “A Tempestade” de Shakespeare, “O homem da flor na boca” de Pirandello e “Exaustação” de Aldo Calvet.

O portenho Manuel Puig (1932-1990) só não foi cineasta, segundo ele mesmo afirmava, por conta de ausência de autoridade, atributo exigido a um diretor de cinema. A obra utilizada nessa encenação foi escrita em Nova Iorque no ano de 1963 e rendeu prêmios ao autor. De volta a Buenos Aires, em 1967, Puig luta contra a censura e, devido a ameaças que passa a sofrer, se vê obrigado a transferir-se para Cidade do México, onde conclui sua obra mais famosa O beijo da mulher aranha (1976), adaptada para o cinema por Hector Babenco em 1985. O escritor morou no Rio de Janeiro entre 1981 e 1989.

O espetáculo “A carta de Berto, 1933” conta com o apoio do Coletivo Teatral de São Carlos, entidade recém-criada e que tem por objetivo fortalecer o movimento de teatro amador da cidade através de ações que compreendem tanto o espetáculo como todo o processo de formação dos artistas envolvidos.

SERVIÇO
A carta de Berto, 1933
Data:
23 de abril de 2009
Horário: 11h e 17h
Classificação: 15 anos
Local: Biblioteca Comunitária da UFSCar – Piso 2 – Sala de Literatura Infanto-Juvenil

Nenhum comentário: